A proteína tem algum efeito negativo para a saúde?

A proteína tem sido injustamente responsabilizada por uma série de problemas de saúde .

Algumas pessoas acreditam que uma dieta rica em proteínas pode causar danos aos rins e osteoporose, mas a ciência não apóia essas afirmações.

Embora a restrição de proteínas seja útil para pessoas com problemas renais preexistentes, não há evidências de que a proteína possa causar danos renais em pessoas saudáveis.

Na verdade, uma maior ingestão de proteínas pode reduzir a pressão arterial e ajudar a combater a diabetes, que são dois dos principais fatores de risco para doença renal.

Quaisquer efeitos prejudiciais presumidos da proteína na função renal são compensados ​​por seus efeitos positivos sobre esses fatores de risco.

Algumas pessoas alegaram que o excesso de proteína pode levar à osteoporose, mas a pesquisa mostra que pode prevenir essa condição.

No geral, não há evidências de que uma ingestão razoavelmente alta de proteínas tenha quaisquer efeitos adversos em pessoas saudáveis ​​que tentam otimizar sua saúde .

RESUMOA proteína não tem nenhum efeito negativo sobre a função renal em pessoas saudáveis ​​e estudos mostram que ela melhora a saúde óssea.

Como obter proteína suficiente em sua dieta

As melhores fontes de proteína são carnes, peixes, ovos e laticínios, pois eles têm todos os aminoácidos essenciais de que seu corpo precisa.

Algumas plantas também são bastante ricas em proteínas, como quinua , leguminosas e nozes.

No entanto, a maioria das pessoas geralmente não precisa controlar sua ingestão de proteínas.

Se você está saudável e está tentando permanecer assim, simplesmente comer fontes de proteína de qualidade na maioria das refeições, junto com alimentos vegetais nutritivos, deve fazer com que sua ingestão seja ideal.

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O que “gramas de proteína” realmente significa

Esta é uma área de mal-entendidos muito comum.

Na ciência da nutrição, “gramas de proteína” se refere ao número de gramas da proteína do macronutriente, não ao número de gramas de um alimento que contém proteína, como carne ou ovos.

Uma porção de 8 onças de carne bovina pesa 226 gramas, mas contém apenas 61 gramas de proteína. Da mesma forma, um ovo grande pesa 46 gramas, mas contém apenas 6 gramas de proteína.

E quanto à pessoa média?

Se você tem um peso saudável, não levante pesos e não se exercite muito, com o objetivo de 0,36–0,6 gramas por libra (0,8–1,3 gramas por kg) é uma estimativa razoável.

Isso equivale a:

  • 56-91 gramas por dia para o homem médio
  • 46-75 gramas por dia para a mulher média

Ainda assim, dado que não há evidências de danos e evidências significativas de benefícios, é provavelmente melhor para a maioria das pessoas errar por consumir mais proteína do que menos.