Benefícios científicos dos ácidos graxos ômega-3

Os ácidos graxos ômega-3 são extremamente importantes.

Eles têm muitos benefícios de saúde poderosos para seu corpo e cérebro.

Na verdade, poucos nutrientes foram estudados de forma tão completa quanto os ácidos graxos ômega-3.

Aqui estão 17 benefícios para a saúde dos ácidos graxos ômega-3 que são apoiados pela ciência.

1. O ômega-3 pode combater a depressão e a ansiedade

A depressão é um dos transtornos mentais mais comuns do mundo.

Os sintomas incluem tristeza, letargia e perda geral de interesse pela vida ( 1 , 2 ).

A ansiedade, também um distúrbio comum, é caracterizada por preocupação e nervosismo constantes (3Fonte confiável)

Curiosamente, os estudos indicam que as pessoas que consomem ômega-3 regularmente têm menos probabilidade de ficarem deprimidas (4Fonte confiável5Fonte confiável)

Além do mais, quando as pessoas com depressão ou ansiedade começam a tomar suplementos de ômega-3, seus sintomas melhoram ( 6 , 7 ,8Fonte confiável)

Existem três tipos de ácidos graxos ômega-3 : ALA, EPA e DHA. Dos três, o EPA parece ser o melhor no combate à depressão (9Fonte confiável)

Um estudo descobriu até que o EPA é tão eficaz contra a depressão quanto um antidepressivo comum ( 10 ).

Resumo
Os suplementos de ômega-3 podem ajudar a prevenir e
tratar a depressão e a ansiedade. O EPA parece ser o mais eficaz no combate à
depressão.

2. O ômega-3 pode melhorar a saúde ocular

DHA, um tipo de ômega-3, é o principal componente estrutural da retina do olho (11Fonte confiável)

Quando você não recebe DHA suficiente, podem surgir problemas de visão (12Fonte confiável13Fonte confiável)

Curiosamente, obter ômega-3 suficiente está ligado a um risco reduzido de degeneração macular, uma das principais causas mundiais de danos permanentes aos olhos e cegueira (14Fonte confiável15Fonte confiável)

Resumo
Um ácido graxo ômega-3 chamado DHA é o principal
componente estrutural das retinas dos olhos. Pode ajudar a prevenir a
degeneração macular , que pode causar deficiência visual e cegueira.

3. Os ômega-3 podem promover a saúde do cérebro durante a gravidez e no início da vida

Os ômega-3 são cruciais para o crescimento e desenvolvimento do cérebro em bebês.

O DHA é responsável por 40% dos ácidos graxos poliinsaturados em seu cérebro e 60% na retina de seu olho (12Fonte confiável16Fonte confiável)

Portanto, não é surpresa que bebês alimentados com uma fórmula fortificada com DHA tenham melhor visão do que bebês alimentados com uma fórmula sem ele (17Fonte confiável)

Obter ômega-3 suficiente durante a gravidez está associado a vários benefícios para o seu filho, incluindo (18Fonte confiável19Fonte confiável20Fonte confiável):

  • Inteligência superior
  • Melhor comunicação e habilidades sociais
  • Menos problemas comportamentais
  • Menor risco de atraso no desenvolvimento
  • Risco reduzido de TDAH, autismo e paralisia cerebral

Resumo
Obter ômega-3 suficiente durante a gravidez e no
início da vida é crucial para o desenvolvimento de seu filho. A suplementação está associada a
maior inteligência e menor risco de várias doenças

4. O ômega-3 pode melhorar os fatores de risco para doenças cardíacas

Ataques cardíacos e derrames são as principais causas de morte no mundo (21Fonte confiável)

Décadas atrás, os pesquisadores observaram que as comunidades comedoras de peixes apresentavam taxas muito baixas dessas doenças. Isso foi mais tarde relacionado ao consumo de ômega-3 (22Fonte confiável23Fonte confiável)

Desde então, os ácidos graxos ômega-3 foram associados a inúmeros benefícios para a saúde do coração (24Fonte confiável)

Esses benefícios abordam:

  • Triglicerídeos: os
    ômega-3 podem causar uma grande redução nos triglicerídeos , geralmente na faixa de 15-30%
    (25Fonte confiável26Fonte confiável27Fonte confiável)
  • Pressão arterial: os
    ômega-3 podem reduzir os níveis de pressão arterial em pessoas com pressão alta (25Fonte confiável,
    28Fonte confiável)
  • Colesterol HDL “bom”: os
    ômega-3 podem aumentar os níveis de colesterol HDL “bom” (29Fonte confiável,
    30Fonte confiável,
    31Fonte confiável)
  • Coágulos sanguíneos: os ômega-3 podem impedir que as
    plaquetas se aglutinem. Isso ajuda a prevenir a formação de
    coágulos sanguíneos prejudiciais (32Fonte confiável33Fonte confiável)
  • Placa: ao manter suas artérias
    lisas e livres de danos, os ômega-3 ajudam a prevenir a placa que pode restringir
    e endurecer suas artérias (34Fonte confiável35Fonte confiável)
  • Inflamação: os
    ômega-3 reduzem a produção de algumas substâncias liberadas durante a
    resposta inflamatória do corpo (36Fonte confiável37Fonte confiável,
    38Fonte confiável)

Para algumas pessoas, o ômega-3 também pode reduzir o colesterol LDL “ruim”. No entanto, as evidências são mistas – alguns estudos encontram aumentos no LDL (39Fonte confiável40Fonte confiável)

Apesar desses efeitos benéficos sobre os fatores de risco de doenças cardíacas, não há evidências convincentes de que os suplementos de ômega-3 podem prevenir ataques cardíacos ou derrames. Muitos estudos não encontraram nenhum benefício (41Fonte confiável42Fonte confiável)

Resumo Os
ômega-3 melhoram vários
fatores de risco de doenças cardíacas . No entanto, os suplementos de ômega-3 não parecem reduzir o risco de
ataques cardíacos ou derrames.

5. O ômega-3 pode reduzir os sintomas de TDAH em crianças

O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é um transtorno comportamental caracterizado por desatenção, hiperatividade e impulsividade (43Fonte confiável)

Vários estudos observam que crianças com TDAH têm níveis mais baixos de ácidos graxos ômega-3 no sangue do que seus pares saudáveis ​​(44Fonte confiável45Fonte confiável)

Além do mais, vários estudos observam que os suplementos de ômega-3 podem reduzir os sintomas de TDAH.

Os ômega-3 ajudam a melhorar a desatenção e a conclusão de tarefas. Eles também diminuem a hiperatividade, impulsividade, inquietação e agressão (46Fonte confiável47Fonte confiável48Fonte confiável49Fonte confiável)

Recentemente, os pesquisadores observaram que os suplementos de óleo de peixe foram um dos tratamentos mais promissores para o TDAH (50Fonte confiável)

Resumo
Os suplementos de ômega-3 podem reduzir os sintomas
de TDAH em crianças. Eles melhoram a atenção e reduzem a hiperatividade,
impulsividade e agressividade.

6. O ômega-3 pode reduzir os sintomas da síndrome metabólica

A síndrome metabólica é um conjunto de condições.

Inclui obesidade central – também conhecida como gordura da barriga – bem como hipertensão, resistência à insulina , triglicerídeos altos e baixos níveis de colesterol HDL “bom”.

É um grande problema de saúde pública porque aumenta o risco de muitas outras doenças, incluindo doenças cardíacas e diabetes (51Fonte confiável)

Os ácidos graxos ômega-3 podem melhorar a resistência à insulina, a inflamação e os fatores de risco de doenças cardíacas em pessoas com síndrome metabólica (52Fonte confiável53Fonte confiável54Fonte confiável)

Resumo O
ômega-3 pode ter vários benefícios para pessoas
com síndrome metabólica. Eles podem reduzir a resistência à insulina, combater a inflamação
e melhorar vários fatores de risco de doenças cardíacas.

7. Omega-3s podem combater a inflamação

A inflamação é uma resposta natural a infecções e danos em seu corpo. Portanto, é vital para sua saúde.

No entanto, a inflamação às vezes persiste por muito tempo, mesmo sem infecção ou lesão. Isso é chamado de inflamação crônica – ou de longo prazo.

A inflamação de longo prazo pode contribuir para quase todas as doenças ocidentais crônicas, incluindo doenças cardíacas e câncer (55Fonte confiável56Fonte confiável57Fonte confiável)

Notavelmente, os ácidos graxos ômega-3 podem reduzir a produção de moléculas e substâncias ligadas à inflamação, como eicosanóides inflamatórios e citocinas (58Fonte confiável59Fonte confiável)

Estudos têm observado de forma consistente uma conexão entre a maior ingestão de ômega-3 e a redução da inflamação (8Fonte confiável60Fonte confiável61Fonte confiável)

Resumo O ômega-3
pode reduzir a inflamação crônica, que pode contribuir para doenças cardíacas, câncer
e várias outras doenças.

8. Os ômega-3 podem combater doenças autoimunes

Nas doenças autoimunes, o sistema imunológico confunde células saudáveis ​​com células estranhas e começa a atacá-las.

O diabetes tipo 1 é um excelente exemplo, no qual o sistema imunológico ataca as células produtoras de insulina do pâncreas.

Os ômega-3 podem combater algumas dessas doenças e podem ser especialmente importantes no início da vida.

Estudos mostram que obter ômega-3 suficiente durante o primeiro ano de vida está relacionado a um risco reduzido de muitas doenças autoimunes, incluindo diabetes tipo 1, diabetes autoimune e esclerose múltipla (62Fonte confiável63Fonte confiável64Fonte confiável)

Os ômega-3 também ajudam a tratar o lúpus, a artrite reumatóide, a colite ulcerosa, a doença de Crohn e a psoríase (65Fonte confiável66Fonte confiável67Fonte confiável68Fonte confiável)

Resumo
Os ácidos graxos ômega-3 podem ajudar a combater várias
doenças autoimunes, incluindo diabetes tipo 1, artrite reumatóide,
colite ulcerosa, doença de Crohn e psoríase.

9. Omega-3s podem melhorar transtornos mentais

Níveis baixos de ômega-3 foram relatados em pessoas com transtornos psiquiátricos (69Fonte confiável)

Estudos sugerem que os suplementos de ômega-3 podem reduzir a frequência de mudanças de humor e recaídas em pessoas com esquizofrenia e transtorno bipolar (69Fonte confiável70Fonte confiável71Fonte confiável)

A suplementação com ácidos graxos ômega-3 também pode diminuir o comportamento violento (72Fonte confiável)

Resumo
Pessoas com transtornos mentais geralmente apresentam
níveis baixos de gorduras ômega-3 no sangue. Melhorar o status de ômega-3 parece melhorar os
sintomas.

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10. Os ômega-3 podem combater o declínio mental relacionado à idade e a doença de Alzheimer

Um declínio na função cerebral é uma das consequências inevitáveis ​​do envelhecimento.

Vários estudos associam maior ingestão de ômega-3 à diminuição do declínio mental relacionado à idade e a um risco reduzido de doença de Alzheimer (73Fonte confiável74Fonte confiável75Fonte confiável)

Uma revisão de estudos controlados sugere que os suplementos de ômega-3 podem ser benéficos no início da doença, quando os sintomas da DA são muito leves (76Fonte confiável)

Lembre-se de que são necessárias mais pesquisas sobre os ômega-3 e a saúde do cérebro .

Resumo
As gorduras ômega-3 podem ajudar a prevenir
o declínio mental relacionado à idade e a doença de Alzheimer, mas são necessárias mais pesquisas.

11. Ômega-3 pode ajudar a prevenir o câncer

O câncer é uma das principais causas de morte no mundo ocidental, e há muito se afirma que os ácidos graxos ômega-3 reduzem o risco de certos tipos de câncer.

Curiosamente, os estudos mostram que as pessoas que consomem mais ômega-3 têm um risco até 55% menor de câncer de cólon (77Fonte confiável78Fonte confiável)

Além disso, o consumo de ômega-3 está relacionado a um risco reduzido de câncer de próstata em homens e de câncer de mama em mulheres. No entanto, nem todos os estudos apresentam os mesmos resultados (79Fonte confiável80Fonte confiável81Fonte confiável)

Resumo A
ingestão de ômega-3 pode diminuir o risco de alguns
tipos de câncer, incluindo câncer de cólon, próstata e mama.

12. Omega-3s podem reduzir a asma em crianças

A asma é uma doença pulmonar crônica com sintomas como tosse, falta de ar e respiração ofegante.

Ataques graves de asma podem ser muito perigosos. Eles são causados ​​por inflamação e inchaço nas vias respiratórias dos pulmões.

Além do mais, as taxas de asma nos EUA têm aumentado nas últimas décadas (82Fonte confiável)

Vários estudos associam o consumo de ômega-3 a um menor risco de asma em crianças e adultos jovens (83Fonte confiável84Fonte confiável)

Resumo A
ingestão de ômega-3 tem sido associada a um menor
risco de asma em crianças e adultos jovens.

13. O ômega-3 pode reduzir a gordura no fígado

A doença hepática gordurosa não alcoólica (NAFLD) é mais comum do que você pensa.

Aumentou com a epidemia de obesidade para se tornar a causa mais comum de doença hepática crônica no mundo ocidental (85Fonte confiável)

No entanto, a suplementação com ácidos graxos ômega-3 reduz efetivamente a gordura do fígado e a inflamação em pessoas com NAFLD (85Fonte confiável86Fonte confiável)

Leia mais em: https://saudedica.org/ever-slim-funciona-preco-bula/

Resumo
Os ácidos graxos ômega-3 reduzem a gordura do fígado em pessoas
com doença hepática gordurosa não alcoólica.

14. Os ômega-3 podem melhorar a saúde óssea e articular

Osteoporose e artrite são duas doenças comuns que afetam o sistema esquelético.

Estudos indicam que o ômega-3 pode melhorar a resistência óssea , aumentando a quantidade de cálcio em seus ossos, o que deve levar a uma redução do risco de osteoporose (87Fonte confiável88Fonte confiável)

O ômega-3 também pode tratar a artrite. Pacientes que tomam suplementos de ômega-3 relataram redução da dor nas articulações e aumento da força de preensão (89Fonte confiável90Fonte confiável)

Resumo O ômega-3
pode melhorar a resistência óssea e a saúde das articulações, reduzindo potencialmente o risco de
osteoporose e artrite.

15. O ômega-3 pode aliviar a dor menstrual

A dor menstrual ocorre na parte inferior do abdômen e na pelve e geralmente se irradia para a parte inferior das costas e coxas.

Isso pode afetar significativamente sua qualidade de vida.

No entanto, estudos comprovam repetidamente que as mulheres que consomem mais ômega-3 têm dor menstrual mais leve (91Fonte confiável92Fonte confiável)

Um estudo chegou a determinar que um suplemento de ômega-3 era mais eficaz do que o ibuprofeno no tratamento de dores fortes durante a menstruação (93Fonte confiável)

Resumo
Os ácidos graxos ômega-3 podem reduzir a dor menstrual
e podem até ser mais eficazes do que o ibuprofeno, um antiinflamatório.

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