CHÁ VERDE AJUDA OU NÃO NO EMAGRECIMENTO ?

CHÁ VERDE AJUDA OU NÃO NO EMAGRECIMENTO ?

Somos uma nação de bebedores de chá, não há dúvida sobre isso, então não é surpreendente que muitos de nós tenham abraçado o chá verde de braços abertos e canecas vazias!

Algumas pessoas simplesmente apreciam o sabor delicado e calmante, enquanto outras afirmam que ele as ajuda a perder peso. Mas existe realmente alguma conexão entre o chá verde e a perda de peso?

Neste guia, queremos explorar a ligação entre o chá verde e a perda de peso e ajudá-lo a descobrir se vale a pena preparar um pote com a substância verde para você!

O que é o chá verde?

Vamos começar com o básico. O chá verde é, sem surpresa, na cor verde e, surpreendentemente, feito da mesma planta que nosso amado chá preto – a Camellia Sinensis. A diferença entre eles está na forma como são processados. O chá verde não é realmente processado, é o chá preto que passa pelo processo de fermentação, que muda a cor e o sabor. 1

Reivindicações de perda de peso de chá verde

O chá verde é saudável – ponto final. Você realmente não pode dar errado com folhas e água! No entanto, vai mais fundo do que isso, o chá verde é considerado uma das bebidas mais saudáveis ​​do planeta. Isso ocorre porque ele está associado a antioxidantes e outros compostos vegetais úteis que têm toneladas de benefícios potenciais para a nossa saúde – com a perda de peso sendo apenas um deles.

Vamos explorar alguns dos muitos benefícios do chá verde para perda de peso.

É o que está dentro que conta: compostos que queimam gordura .

O chá verde é naturalmente rico em alguns compostos realmente benéficos para o nosso corpo, sendo os dois principais:

Antioxidantes

Cafeína e perda de peso

Muitos de nós dependem da cafeína para nos animar de manhã e nos ajudar a nos sentirmos prontos para enfrentar o dia. E enquanto a maioria de nós vai direto para o café, o chá verde também pode nos dar um impulso de cafeína. É verdade que uma xícara média de chá verde (75 mg) contém menos cafeína do que uma xícara de café (100 a 140 mg) – mas isso significa apenas que você pode beber mais!

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A cafeína é um estimulante que tem sido comprovado várias vezes para ajudar a queimar gordura corporal e melhorar o desempenho nos exercícios. 2,3  Esta é uma combinação vitoriosa, pois quando você se exercita, seu corpo queima calorias extras. A queima de calorias extras combinada com uma dieta saudável com controle de calorias é uma das melhores maneiras de eliminar o excesso de gordura teimosa. É por isso que você o encontrará em muitos suplementos para queima de gordura e pré-treino.

Antioxidantes e perda de peso

Os antioxidantes são compostos vegetais que nos ajudam a lutar contra os ‘radicais livres’ – partículas que aumentam o estresse oxidativo em nossos corpos. Como o chá verde é minimamente processado, ele contém mais antioxidantes e, consequentemente, benefícios para a saúde do que o chá preto. 4

O chá verde contém um grupo de antioxidantes chamados polifenóis, que constituem até 30% de seu peso seco. A maioria deles são flavonóis, comumente conhecidos como catequinas. As catequinas do chá verde têm sido objeto de muitos estudos, e os cientistas estão cada vez mais interessados ​​na capacidade das catequinas de auxiliar na perda de gordura.

As catequinas do chá, particularmente EGCGs (galato de epigalocatequina), parecem ter efeitos anti-obesidade. Isso pode ser devido a vários motivos. Descobertas recentes de estudos em humanos descobriram que consumir chá verde e extratos de chá verde podem ajudar a reduzir o peso e a gordura corporal, aumentando o metabolismo e a oxidação de gordura do nosso corpo.

Um estudo com homens obesos descobriu que o EGCG sozinho tem o potencial de aumentar a oxidação de gordura em humanos. Os participantes que receberam 300 mg de EGCG por dois dias experimentaram um aumento da oxidação da gordura do que aqueles que receberam um placebo. 5

Muitos estudos sobre o chá verde usam o extrato de chá verde, que é mais potente do que uma xícara de chá verde fermentado. Isso não quer dizer que você não possa combinar o conteúdo do extrato de chá verde com a bebida, você apenas terá que beber mais.

Resumo

O chá verde contém altos níveis de cafeína e antioxidantes, os quais podem ajudar a queimar gordura

A cafeína é um estimulante que ajuda na queima de gordura, energia e desempenho de exercícios

O chá verde é rico em antioxidantes EGCCs, que parecem ter efeitos anti-obesidade

mulher bebendo chá verde

5 outras maneiras de o chá verde ajudar na perda de peso

Aqui estão 5 outros benefícios potenciais da perda de peso do chá verde:

1. Faz com que as células de gordura se movam

Quando não consumimos calorias suficientes para manter nosso peso, por exemplo, comendo normalmente para manter o mesmo peso, mas indo para uma corrida, nossos corpos se transformam em células de gordura como combustível.

Para que a gordura seja queimada, nosso corpo precisa quebrar a gordura dentro de nossas células de gordura e movê-la para a corrente sanguínea. Tudo com a ajuda de hormônios que queimam gordura, como a norepinefrina (noradrenalina).

EGCG – o principal antioxidante do chá verde – pode ajudar a manter os níveis de norepinefrina saudáveis ​​ao inibir a enzima que normalmente os decompõe. 6  Isso permite que o corpo quebre mais gordura para ser liberada em sua corrente sanguínea para obter energia. Mais EGCG = mais norepinefrina = mais decomposição de gordura!

Resumo

EGCE no chá verde pode ajudar o corpo a quebrar mais gordura, aumentando a norepinefrina

2. Ajuda você a empurrar com mais força e queimar mais gordura durante seus treinos

O exercício é uma das melhores maneiras de perder o excesso de gordura corporal. Ele força seu corpo a cavar reservas de gordura para obter energia e aumenta sua queima total de calorias, por exemplo, se você correr pela manhã e queimar 400kcal, mas você só comeu uma banana no café da manhã (aprox. 100 kcal), seu corpo precisa obter energia de algum lugar – olá, gordura!

Há uma boa razão para o extrato de chá verde estar listado no verso da maioria dos suplementos para queima de gordura / perda de peso. O chá verde não só contém cafeína para ajudá-lo a se animar antes do treino, como também pode aumentar a quantidade de gordura queimada durante o exercício.

Um estudo com homens ativos e com peso normal pedalando por 30 minutos descobriu que tomar um suplemento de catequinas de chá verde em um período de 24 horas antes do exercício queimava 17% mais gordura do que aqueles que tomaram um placebo. 7

Resumo

O chá verde contém cafeína, que pode ajudá-lo a se sentir motivado para fazer exercícios e melhorar o desempenho

Também pode ajudar a aumentar a quantidade de gordura que você queima

3. Benefícios do metabolismo do chá verde

O metabolismo é a culminação de todos os processos químicos pelos quais seu corpo passa para mantê-lo vivo.

Desde ajudá-lo a respirar e reparar células até quebrar os alimentos que você ingere em micronutrientes e macronutrientes e enviá-los para onde precisam ir, o metabolismo é muito importante.

Torna-se ainda mais importante quando você está tentando perder peso. Isso ocorre porque seu corpo precisa de uma certa quantidade de energia para realizar todos esses processos, e isso é determinado por muitos fatores como altura, peso, idade, níveis de atividade diária e massa muscular. Se você alimentar seu corpo com menos calorias do que o necessário para sua vida diária, ele se acumulará no excesso de células de gordura para obter energia para mantê-lo funcionando – e tah-dah, perda de gordura!

Vários estudos sugerem que o chá verde ou suplementos de EGCG podem ajudar a acelerar o seu metabolismo para que você queime mais calorias, mesmo quando está descansando. A maioria dos estudos descobriu que aumentou o metabolismo em cerca de 3-4%, com alguns até registrando um aumento de 8%. 8,9,10

Isso significa que se você queimar 1.800 calorias por dia em média, beber ou suplementar com chá verde (aumentando seu metabolismo em 3-4%) pode fazer com que seu corpo queime 54-72 calorias extras por dia, sem nenhuma atividade extra em seu parte – exceto levar sua caneca aos lábios!

Beber café provavelmente também aumenta seu metabolismo devido ao seu conteúdo de cafeína, tornando-o semelhante a beber chá verde. No entanto, algumas pesquisas sugeriram que o chá verde tem propriedades adicionais que podem influenciar o metabolismo – não é apenas a cafeína que faz todo o trabalho duro.

Um estudo comparou o consumo de extrato de catequina de chá verde + cafeína com cafeína sozinha na taxa metabólica de homens jovens saudáveis ​​e sedentários. Os pesquisadores descobriram que a mistura de chá verde aumentou significativamente o gasto de energia (4%) e a queima de gordura, enquanto os grupos que receberam apenas cafeína ou placebo não experimentaram mudanças significativas. 11

Resumo

Suplementos de chá verde e EGCG podem ajudar a aumentar seu metabolismo, fazendo com que seu corpo queime mais calorias

4. Pode reduzir seus desejos por comida

Há muitas evidências de que o chá verde pode ajudá-lo a queimar mais gordura e perder peso, aumentando o gasto de energia do corpo, mas não tanto para reduzir o apetite.

Estudos têm produzido resultados conflitantes sobre se o chá verde pode ajudar a reduzir o apetite e a consumir menos calorias. No entanto, achamos que você deve dar um tempo para o chá verde – ele não pode fazer tudo!

No entanto, sabe-se que estar desidratado pode fazer com que sintamos ‘falsa fome’ quando, na verdade, tudo o que precisamos é de uma boa bebida. Portanto, da próxima vez que você sentir vontade de comer um lanche entre as refeições e não quiser desistir ainda, experimente preparar uma xícara de chá verde para ver se isso o ajuda a evitar a lata de biscoitos.

Resumo

O chá verde pode ajudar a diminuir o desejo por comida

5. Tem como alvo a gordura corporal mais perigosa

Quando a maioria de nós pensa sobre a gordura corporal, nos concentramos na gordura que podemos realmente ver e da qual queremos nos livrar. No entanto, parte do excesso de gordura é encontrada no fundo de nossos corpos, em torno de alguns de nossos órgãos internos.

Essa gordura “oculta” é chamada de gordura visceral ou gordura da barriga. É normal e saudável carregar um pouco dessa gordura, pois ela protege nossos órgãos, mas pode ser perigoso ingeri-la em excesso. Ter grandes quantidades de gordura visceral aumenta o risco de desenvolver doenças como diabetes tipo 2 e doenças cardíacas.

Alguns estudos mostraram que o chá verde pode ajudar a direcionar a gordura visceral. Isso significa que você pode não ver a perda de gordura nas áreas desejadas ao beber chá verde – mas pode ajudar a reduzir essa perigosa gordura “oculta”.

Um estudo em adultos chineses com uma alta proporção de gordura visceral abdominal foi realizado para ver se o chá verde enriquecido com catequina poderia ajudar. O estudo de 12 semanas descobriu que o grupo que bebia chá verde todos os dias experimentou maior perda de gordura visceral do que o outro grupo que recebeu um placebo. 12

Resumo

O chá verde pode ajudar a atingir a gordura visceral – o tipo que coloca você em risco de diabetes tipo 2 e doenças cardíacas

mulher bebendo chá verde

Quantas xícaras de chá verde você deve beber por dia para perder peso?

Algumas pessoas gostam de beber chá verde o dia todo, enquanto outras preferem beber o mínimo necessário para obter resultados. Mas quanto é exatamente?

Quantas xícaras de chá verde para perder peso?

As opiniões variam sobre este assunto, com alguns estudos sugerindo que você só precisa beber 1 xícara por dia, enquanto outros dizem que você deve beber entre 3-5 xícaras por dia.

Beber 2 a 3 xícaras de chá verde por dia parece ser uma opção sensata se você está tentando perder peso ou simplesmente trocando todas as suas bebidas quentes por chá verde. 13 Cada pessoa é diferente, assim como nosso metabolismo e tolerância à cafeína, portanto, brinque e veja qual é o melhor consumo para você.

O chá verde é muito baixo em calorias e tem tantos benefícios à saúde sugeridos que é improvável que faça mal a você. Mas se você desenvolveu um gosto pelo chá verde e planeja beber muito, é sempre melhor verificar com seu médico, pois grandes doses de cafeína podem causar problemas para algumas pessoas, por exemplo, aquelas com pressão alta.

Resumo

Beber 2-3 xícaras de chá verde geralmente parece uma boa quantidade se você está tentando perder peso

Cada pessoa é diferente, então descubra quantas xícaras de chá verde funcionam para você

E quanto aos suplementos de chá verde?

O sabor do chá verde não é para todos, e alguns de nós podem querer obter todas as vantagens do chá verde tomando uma ou duas pílulas – fácil! Se isso soa como você, um suplemento de chá verde pode ser uma boa idéia.

Você pode obter o extrato de chá verde puro em forma de comprimido, ou pode optar por queimadores de gordura de chá verde / suplementos pré-treino que geralmente combinam com outros ingredientes queimadores de gordura, como extrato de laranja amarga e aminoácidos. Tudo depende de seus objetivos e estilo de vida.

O chá verde é o melhor chá para perder peso?

O chá verde parece sair na frente para chás que podem ajudar na perda de peso, mas você pode estar se perguntando se há alguma outra opção no mundo do chá?

Em teoria, todos os chás podem ajudá-lo a perder peso se forem usados ​​como substitutos de lattes carregados de calorias ou refrigerantes açucarados. Principalmente se você optar por um chá puro, sem leite e sem adição de açúcar.

Também existem chás para perder peso e “toxinas do chá” que podem ajudá-lo a sacudir alguns quilos. Esses chás de emagrecimento são geralmente compostos de várias ervas naturais e extratos que ajudam a reduzir a compulsão alimentar ou agem de forma semelhante ao chá verde e auxiliam seus níveis de energia / metabolismo com ingredientes como a cafeína.

Resumo

Sim, o chá verde parece ser o melhor chá que você pode beber para perder peso

close up de chá verde com colher de pó

Outras perguntas frequentes respondidas sobre chá verde e perda de peso

O chá verde tem calorias?

Não, o chá verde é virtualmente livre de calorias.

Mesmo que contivesse calorias, estaria na categoria de um dígito, portanto, não vale a pena considerar!

O chá verde reduz a gordura da barriga?

O link de queima de gordura da barriga do chá verde parece ser baseado em alguma verdade.

Como discutimos acima, a gordura da barriga + chá verde parecem reagir um com o outro. Alguns estudos mostraram que o chá verde pode ajudar a direcionar a gordura visceral, geralmente encontrada na área abdominal.

Qual chá verde é o melhor para perder peso?

Os melhores chás verdes para perda de peso conterão folhas de chá puramente verdes + quaisquer outras ervas / extratos naturais se você quiser apimentá-los.

Evite chá verde com leite ou refrigerantes gelados de chá verde, pois podem conter calorias extras e açúcar, o que não ajuda na perda de peso.

Qual é a melhor hora para beber chá verde para perder peso?

Realmente não parece fazer nenhuma diferença quando você bebe. O que importa mais é o quanto você bebe e a qualidade da bebida.

Como contém muita cafeína, pode ser sensato bebê-lo de manhã e de dia, em vez de antes de dormir.

A palavra final

O chá verde contém altos níveis de cafeína e antioxidantes, que são naturalmente eficazes na queima de gordura e no apoio à perda de peso

Ele contém um potente antioxidante chamado EGCG, que pode ajudar o corpo a quebrar a gordura e aumentar o metabolismo

O chá verde também pode ajudar a melhorar os níveis de energia, desempenho de exercícios, reduzir a compulsão por comida e atingir a perigosa gordura corporal

Beber 2-3 xícaras de chá verde parece ser uma boa quantidade se você quiser perder peso

Você pode obter suplemento de chá verde, que geralmente contém outros ingredientes para “queimar gordura”

Não parece importar quando você bebe chá verde para perder peso, no entanto, é rico em cafeína, então você deve evitar beber antes de dormir