Dicas para você não deixar de cuidar da sua pele

O cuidado facial envolve três gestos fundamentais.

Limpar / remover maquiagem de manhã e à noite

A limpeza com um produto adequado é recomendada:

  • pela manhã, para eliminar sebo e células mortas acumuladas na superfície da epiderme durante a noite;
  • à noite, para livrar a pele das impurezas (pó, transpiração, sebo, maquilhagem …) do dia.

Sendo a pele do rosto particularmente sensível, esta higienização deve ser realizada com um limpador suave que preservará a película hidrolipídica da pele. A maioria dos géis ou sabonetes corporais são muito agressivos para a pele facial. Água sozinha, entretanto, não é suficiente.

  • Evite a área dos olhos, cuja pele é extremamente frágil.
  • Não esfregue a pele durante a limpeza: massageie suavemente com uma bola de algodão ou com a ponta dos dedos.
  • Limpe bem a pele com uma toalha limpa.

Hidratar todos os dias

A aplicação de um hidratante permite manter o papel de barreira protetora desempenhado pela epiderme, para preservar as suas qualidades físicas, nomeadamente a sua elasticidade; e ajuda a retardar o aparecimento dos sinais de envelhecimento.

Este gesto é particularmente importante no inverno e no verão: o frio, o vento e os contrastes significativos de temperatura e sol promovem o ressecamento da pele.

  • Aplique o cuidado de manhã e à noite, sobre a pele perfeitamente limpa, do centro do rosto para fora; por gestos suaves, para não enrugar a pele. 
  • Espalhe a aplicação no pescoço e decote, cuja pele também exige hidratação regular.
  • A quantidade a ser usada: o equivalente a um pequeno toque.

Esfoliar, uma ou duas vezes por semana

Escolha um esfoliante suave, que aplique com a ponta dos dedos, fazendo pequenos movimentos circulares e tomando cuidado para evitar a área dos olhos.

Respeite a frequência de uso recomendada: esfregões muito próximos podem:

  • irritar e piorar o ressecamento da pele propensa a ressecamento;
  • causar uma reação de hiperseborréia das peles com tendências oleosas.

Esfregue na pele limpa e aplique um hidratante depois de enxaguar.

A pele do rosto fica fina e exposta ao sol e às intempéries, favorecendo seu ressecamento. Cuidar dele é fundamental para evitar sentimentos de desconforto, para protegê-lo do envelhecimento precoce, mas também para garantir seu papel de envelope protetor.

A pele do rosto requer cuidados específicos e um estilo de vida saudável.

  • Cuide do seu rosto todos os dias: A pele precisa ser limpa e hidratada diariamente.
  • Limite a exposição ao sol e não se exponha desprotegido  : os raios ultravioleta promovem o ressecamento da pele e aceleram o seu envelhecimento.
  • Não hesite em aplicar protetor solar diariamente em sua pele se você passar tempo ao ar livre e não se expor sem proteção. O excesso de sol também pode causar hipervasia reativa na pele oleosa.
  • Adote uma alimentação variada e equilibrada . Certos nutrientes contribuem em particular para a sua saúde.
  • Certifique-se de beber 1,5 litro de água por dia  : a hidratação adequada é essencial no processo de renovação celular da pele.
  • Pratique esporte ou atividade física regularmente  : o exercício promove uma boa oxigenação dos tecidos cutâneos.
  • Evite cigarros . Os produtos tóxicos contidos nos cigarros alteram a rede vascular necessária à irrigação dos tecidos cutâneos. Eles também degradam certos componentes da derme, em particular o ácido hialurônico.
  • Tente limitar as fontes de estresse
  • O estresse aumentaria a produção de radicais livres, responsáveis ​​pelo envelhecimento precoce das células.
  • Certifique-se de dormir o suficiente : cerca de 7 a 8 horas por noite. A falta de sono promove o envelhecimento precoce, assim como o estresse.

Uma alimentação variada e equilibrada é essencial para uma pele saudável. Certos nutrientes contribuem em particular para sua flexibilidade e hidratação.

As proteínas , que garantem a síntese das diferentes fibras que compõem a pele, como o colágeno.
Encontramos proteínas em peixes, carnes, laticínios, legumes, grãos inteiros.

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Ácidos graxos essenciais, que ajudam a construir as diferentes células que constituem a pele.
Eles estão presentes em óleos vegetais e peixes.

Vitamina A, necessária para a regeneração do tecido cutâneo.
Está particularmente concentrado em certos alimentos de origem animal: peixes, óleos de peixe, carnes orgânicas, queijo, leite, manteiga (para consumir em pequenas quantidades).

beta-caroteno , essencial para a assimilação da vitamina A pelo organismo (precursor da vitamina A) é fornecido por:

  • frutas e vegetais vermelhos e laranja (cenoura, tomate, abóbora, damasco, melão, manga, etc.);
  • vegetais de folhas verdes escuras (agrião, repolho, espinafre, alface, etc.);
  • gema de ovo, salmão, camarão, frango.

Vitaminas B1 e B2 , B6 e vitamina C , que desempenham um papel importante na manutenção e cicatrização do tecido cutâneo.

As principais fontes de vitamina B1: grãos inteiros, frutas cítricas, legumes, vísceras, carne de porco.

Alimentos ricos em vitamina B2: carnes orgânicas, ovos, porco, leite semidesnatado e integral, grãos inteiros, cereais ou muesli para o café da manhã enriquecido com vitaminas, aves, caça, peixes.

As melhores fontes de vitamina B6: peixes, aves, cereais, caça, miudezas.

Legumes e frutas ricas em vitamina C: pimentão, erva-doce, brócolis, repolho, morango, manga, kiwi, laranja, toranja …

A vitamina E, um antioxidante, protege nossas células do envelhecimento prematuro causado pela produção de radicais livres .
Está contido em avelãs, amêndoas, óleos vegetais, gérmen de trigo, grãos inteiros, peixes gordos, manteiga (para consumir em pequenas quantidades).
Em geral, os compostos antioxidantes ( vitamina E , vitamina C , flavonóides , betalaína, etc.) presentes em abundância nas frutas e vegetais promovem melhor resistência da pele às agressões externas (sol, tabaco, poluição) e ao estresse oxidativo. 

O zinco participa da manutenção das defesas imunológicas da pele e contribui para limitar os efeitos do estresse oxidativo . O zinco
é encontrado em frutos do mar, peixes, ovos e carnes vermelhas.

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