O que saber sobre os benefícios do óleo de peixe para os homens

O que saber sobre os benefícios do óleo de peixe para os homens

O óleo de peixe é um suplemento alimentar comum rico em ácidos graxos ômega-3. A pesquisa sugere que eles podem ser benéficos para a saúde e proteção contra certas doenças. Além disso, também pode haver benefícios específicos para os homens, já que o óleo de peixe pode ajudar nas ereções e na fertilidade.

Pessoas que comem muitos peixes oleosos podem obter o suficiente desses ácidos graxos de sua dieta. Para aqueles que não comem peixe, ou apenas ocasionalmente, tomar um suplemento de óleo de peixe pode garantir que recebam quantidades suficientes.

Este artigo explora os benefícios potenciais do óleo de peixe para os homens e os possíveis riscos. Também sugere como as pessoas podem aumentar seus níveis de ômega-3.

Definição de óleos de peixe

O óleo de peixe vem de várias espécies de peixes oleosos, como cavala, atum e arenque. Os fabricantes podem usar muitos métodos diferentes para colher óleo de peixe, mas a maioria das técnicas geralmente envolve um processo de quatro estágios que inclui cozinhar, prensar, filtrar e centrifugar o óleo resultante.

Os óleos de peixe contêm ácidos graxos poliinsaturados ômega-3 . Esses são ácidos graxos essenciais que o corpo não consegue produzir sozinho. Dois dos tipos mais conhecidos de ômega-3 são o ácido eicosapentaenóico (EPA) e o ácido docosahexaenóico (DHA) .

O consumo de óleos de peixe e ômega-3 pode trazer alguns benefícios à saúde e ajudar em diversos problemas de saúde.

Lista de possíveis benefícios

O óleo de peixe pode ter um impacto em diferentes áreas da saúde e ser um suplemento útil para muitas pessoas. A seguir está uma lista de alguns benefícios potenciais do óleo de peixe para os homens.

Saúde sexual e fertilidade

Embora não seja amplamente divulgado, os suplementos de óleo de peixe podem ter benefícios para a saúde sexual e a fertilidade.

Um estudo animal de 2017 examinou os efeitos dos ácidos graxos ômega-3 e da disfunção erétil devido à aterosclerose . Nessa condição, os vasos sanguíneos se estreitam, o que pode afetar as ereções. Os ratos no grupo de tratamento alimentados com ácidos graxos ômega-3 demonstraram uma qualidade de ereção significativamente melhorada.

É fundamental ter em mente que os estudos em animais não indicam os mesmos resultados em humanos. No entanto, uma revisão anterior também indica que o ômega-3 pode ajudar os homens com a função erétil.

Em um estudo de 2020 com 1.694 participantes jovens do sexo masculino, aqueles que relataram usar suplementos de óleo de peixe tinham testículos maiores e maior volume e qualidade de sêmen.

Eles também tinham um perfil de aparência mais saudável do hormônio folículo-estimulante e do hormônio luteinizante. Esses são dois hormônios essenciais que regulam a produção de esperma.

Embora o estudo não possa concluir que o óleo de peixe está causando a melhoria, ele sugere que pode ter um papel.

Saúde mental

A pesquisa sugere que os indivíduos com depressão podem ter níveis sanguíneos mais baixos de ácidos graxos ômega-3. Em um pequeno estudo com 23 pessoas publicado na Psychiatry Research , a suplementação com ômega-3 ajudou a melhorar os sintomas da depressão em 3 semanas.

Existem ligações entre depressão e problemas de memória . A suplementação com DHA sozinho ou em combinação com EPA pode melhorar a função da memória em alguns grupos de adultos.

Embora os estudos sugiram que a suplementação de ômega-3 pode ajudar a prevenir o declínio cognitivo, especialmente em adultos mais velhos, uma revisão de 2019 observa que mais pesquisas ainda são necessárias.

Saúde do coração

As doenças cardíacas são responsáveis ​​por 1 em cada 4 mortes nos Estados Unidos a cada ano. De acordo com os Centros para Controle e Prevenção de Doenças (CDC), as doenças cardíacas são a principal causa de morte em homens nos EUA

Comer peixe pode ter um efeito protetor sobre a saúde cardíaca, reduzindo alguns dos fatores de risco de doenças cardíacas.

Os triglicerídeos são um tipo de gordura encontrada no sangue e, embora o corpo precise deles, se os níveis forem muito altos, eles podem aumentar o risco de doenças cardíacas.

O óleo de peixe pode ajudar a reduzir os níveis elevados de triglicerídeos e a pressão arterial . Comer peixe também pode ajudar a reduzir significativamente a lipoproteína de baixa densidade ou o colesterol “ruim”.

Embora muitas fontes promovam os benefícios potenciais do óleo de peixe para a saúde cardiovascular, os estudos clínicos não os sustentam de forma consistente. Por exemplo, uma análise publicada no JAMA Cardiology não conseguiu encontrar uma ligação clara entre o óleo de peixe e o menor risco de doenças cardíacas.

Saúde ocular

Algumas evidências sugerem que uma ingestão adequada de óleo de peixe pode ajudar a proteger a saúde dos olhos. Uma revisão de 2017 observa que o óleo de peixe pode desempenhar um papel no tratamento de doenças inflamatórias dos olhos, como degeneração macular relacionada à idade (DMRI) e doença do olho seco .

Um estudo de 2019 indica que as pessoas que consomem regularmente frutas frescas, vegetais e peixes eram menos propensas a desenvolver DMRI em comparação com aquelas que não o faziam.

American Academy of Ophthalmology (AAO) recomenda óleos de peixe para reduzir os sintomas de olho seco. No entanto, algumas evidências sugerem que eles não têm efeito. Um estudo de 2018 não encontrou evidências que indiquem que tomar suplementos de óleo de peixe foi mais útil do que tomar um placebo para olho seco.

Os optometristas podem recomendar tomar suplementos de ômega-3 ou aumentar o consumo de peixes na dieta para beneficiar a saúde dos olhos, embora algumas evidências científicas sugiram que os óleos de peixe não são adequados para esse propósito.

Riscos e considerações

Antes de decidir complementar suas dietas com óleos de peixe, as pessoas também devem considerar os possíveis riscos.

Enquanto algumas pesquisas indicam que comer uma dieta rica em ômega-3 pode ajudar a prevenir o câncer de próstata , outras pesquisas sugerem o contrário. Um estudo de 2013 observa que uma alta ingestão de óleo de peixe pode realmente aumentar o risco de câncer de próstata de alto grau.

O National Institutes of Health (NIH) observa que a ligação entre o ômega-3 e diferentes tipos de câncer, como a próstata, ainda permanece obscura .

Algumas pessoas podem sentir efeitos colaterais leves se suplementarem com óleo de peixe. Estes podem incluir gosto desagradável, mau hálito, diarreia, flatulência, náuseas e outros sintomas digestivos.

Como aumentar seu nível de ômega-3

Os três principais ácidos graxos ômega-3 são EPA, DHA e ácido alfa-linolênico (ALA). Enquanto os dois primeiros estão presentes no óleo de peixe, o ALA vem de óleos vegetais, como óleo de linhaça, soja e canola.

O ALA é um ácido graxo essencial, o que significa que o corpo não pode produzi-lo e deve vir de uma fonte alimentar. Embora o corpo possa converter pequenas quantidades de ALA em EPA e depois em DHA, a maneira mais prática de aumentar esses ácidos graxos ômega-3 é com alimentos ou suplementos nutricionais.

O ALA é o único ômega-3 essencial, portanto, é o único com uma ingestão adequada recomendada. A pesquisa sugere que os homens devem ter como objetivo cerca de 1,6 gramas .

Tanto o EPA quanto o DHA não têm dosagens diárias recomendadas oficialmente, pois não são nutrientes essenciais. No entanto, a British Dietetic Association sugere uma dose diária de cerca de 450 mg de EPA e DHA para adultos.

Pode ser difícil avaliar a ingestão de suplementos nutricionais, pois as quantidades de óleo de peixe podem variar. Por exemplo, 1.000 mg de óleo de peixe de uma marca de suplemento podem conter menos ou mais EPA e DHA do que a mesma quantidade de óleo de outra marca.

As pessoas podem obter ômega-3 suficiente incluindo os seguintes alimentos em sua dieta:

  • peixes e frutos do mar, especialmente sardinhas, atum, cavala, salmão e arenque
  • nozes e sementes, como sementes de chia e nozes
  • óleos vegetais, como óleo de linhaça, soja e canola
  • alimentos fortificados, como alguns tipos de ovos, iogurte e bebidas de soja

Alternativamente, as pessoas podem se beneficiar de um suplemento de óleo de alga vegetal ou peixe para aumentar os níveis. Algumas evidências sugerem que tomar um suplemento de óleo de peixe com uma refeição que contém gordura pode ajudar a aumentar a absorção.

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