Agora que você conhece as ferramentas necessárias para gerenciar sua campanha do Shopping com sucesso, é hora de mergulhar em algumas táticas de otimização. Aqui estão oito táticas de otimização que você pode usar:
1. Otimize os títulos dos seus produtos
Ao criar qualquer página na Web, é essencial tornar o título de sua página ou produto algo relevante para a intenção de pesquisa do usuário . É um dos atributos número um que o Google procura ao determinar o contexto de seus produtos!
Os atributos que você deve incluir em seu título dependem do seu setor. Por exemplo, quando um usuário pesquisa uma geladeira, normalmente não está pesquisando por “comprar geladeira”.
Essa palavra-chave ampla leva a uma variedade de intenções diferentes. Quando um usuário bem informado procura uma geladeira, ele pode pesquisar por “compre uma (marca) (tamanho) (estilo) geladeira”. Há uma intenção muito específica envolvida com essas buscas.
Como as campanhas do Google Shopping não permitem que você crie textos ou variações de anúncios, otimizar os títulos de seus produtos é a melhor maneira de ajudar o Google a atrair usuários de alta qualidade para sua linha de produtos.
2. Otimize a descrição do seu produto
Assim como a otimização do título do produto, a descrição do produto é uma ferramenta importante para o Google exibir seus anúncios do Shopping para leads de alta qualidade. O Google exibirá uma descrição do produto para o comprador, logo abaixo do título do produto.
Assim como os títulos dos seus produtos, o Google rastreia as descrições dos seus produtos em busca de palavras-chave relevantes. É a oportunidade perfeita para você inserir palavras-chave secundárias que podem não caber nos títulos dos seus produtos.
Certifique-se de não usar palavras-chave . Forneça a cada produto um conteúdo cuidadoso e detalhado sem incluir fluff para otimizar a palavra-chave.
3. Escolha as imagens corretas do produto
As imagens do seu produto são a primeira coisa que os compradores veem quando veem seus anúncios do Shopping. Existem algumas diretrizes a serem seguidas para garantir que o Google aprove suas imagens e ajude seus produtos a se destacarem da concorrência:
- Imagens de alta qualidade : certifique-se de que as fotos do seu produto não estejam desfocadas. As imagens devem ser responsivas para dispositivos móveis.
- Consistência: sua descrição, título do produto e outros elementos devem estar alinhados com a imagem que você selecionou. Por exemplo, se você está vendendo uma camiseta vermelha, a imagem deve ser de uma camiseta vermelha!
- Sobreposição de texto: todas as imagens que contenham marcas d’água, texto promocional ou números de peça do fabricante serão reprovadas.
Você pode testar imagens de produtos e estilos de vida para determinar quais imagens funcionam melhor para atingir seu público-alvo.
4. Otimize suas categorias de produtos
Há muitos elementos necessários para executar uma campanha bem-sucedida do Google Shopping. Todas essas informações ajudam o Google a entender melhor sua empresa e trabalha arduamente para exibir seus anúncios ao público certo. Uma maneira essencial de ajudar no processo do Google é adicionar informações de categoria de produto ao seu feed.
O elemento ‘product_category’ é uma parte obrigatória do seu feed do Google Shopping. As categorias devem ser selecionadas na lista de taxonomia de produtos do Google .
Existem mais de 6000 categorias e subcategorias para escolher! Essas informações de categoria de produto não serão exibidas aos compradores. Essas informações são um atributo de back-end que o Google leva em consideração ao preencher os resultados da pesquisa.
Ao selecionar uma categoria de produto, lembre-se de que, quanto mais específico você puder tornar suas subcategorias, mais específica será a intenção de pesquisa que o Google poderá identificar. Em outras palavras:
5. Subcategorize seu feed para priorizar os de melhor desempenho
Uma das otimizações mais valiosas que você pode fazer ao gerenciar uma campanha de compras é priorizar os produtos que lhe darão o maior retorno do investimento (ROI). Visite sua campanha do Google Shopping no Google Ads e selecione seu grupo de anúncios principal. Você terá a oportunidade de adicionar subdivisões selecionando o botão + ao lado do nome do seu grupo de anúncios.
Por exemplo, digamos que você opere uma loja de roupas que oferece roupas femininas, masculinas e infantis. Se você perceber que está obtendo um ROI mais alto em anúncios de roupas infantis, poderá decidir criar uma subdivisão para cada tipo de produto e pausar os anúncios femininos e masculinos para alocar mais do seu orçamento ao melhor desempenho. Outra oportunidade é focar em um produto específico.
Se um dos vestidos que você vende on-line gerar vendas excepcionalmente mais altas do que outras opções, você pode criar uma subdivisão para o ID do item para definir um ajuste de lance para esse produto específico.
Essa opção é uma ótima maneira de garantir que o Google esteja direcionando mais usuários para as páginas e produtos que você deseja que os usuários visitem. Recomendamos que você espere para criar subdivisões até permitir que o Google colete dados em todo o seu feed de produtos.
6. Defina exclusões de canais
Outro relatório a ser observado ao otimizar sua campanha do Google Shopping são as exclusões de canais. Um relatório de canais mostra onde um comprador viu seu anúncio. Isso pode ser feito pelo Google Shopping, sites parceiros do Google ou aplicativos.
É importante revisar esse relatório continuamente para garantir que seus anúncios sejam exibidos em plataformas que pareçam relevantes para seus compradores ou negócios.
Um exemplo pode ser se sua loja vende maquinário industrial, mas seu relatório mostra que seus anúncios foram vistos em aplicativos para dispositivos móveis infantis. Ao excluir esse canal, você pode direcionar o Google para um canal mais qualificado.
7. Use palavras-chave negativas
As palavras- chave negativas podem ajudar você a aproveitar ao máximo sua campanha e seus gastos com anúncios. Ao contrário dos anúncios de texto, as campanhas do Shopping não identificam as palavras-chave que acionaram a exibição de seus anúncios aos compradores. No entanto, você pode ser proativo limitando as consultas de baixa qualidade para as quais seus anúncios serão exibidos adicionando palavras-chave negativas.
Digamos que sua loja de roupas venda camisetas vermelhas, verdes e azuis. Alguém procurando por uma camiseta amarela provavelmente não comprará seus produtos, mas poderá clicar em seus anúncios. Se este for um problema contínuo, pode realmente prejudicar seu orçamento!
Adicionar uma palavra-chave negativa para [amarelo] ajudaria a impedir que o Google exibisse seus anúncios para compradores de qualidade inferior.
Como gerente de sua campanha do Google Shopping, você pode adicionar palavras-chave negativas para toda a campanha ou para cada grupo de anúncios separadamente.
8. Faça ajustes de lance
O uso de ajustes de lance permite que você tenha mais controle sobre o tipo de usuário que vê seu anúncio, onde ele o vê e quando. Existem três dados demográficos principais que analisaremos ao definir ajustes de lance: programação, dispositivos e local.
Cronograma
Uma programação de anúncios refere-se à hora do dia ou dia da semana em que um comprador vê seus anúncios. Você pode descobrir que seus anúncios apresentam melhor desempenho em determinados dias da semana ou em um horário específico do dia.
Esses dados podem ser incrivelmente úteis porque você pode otimizar melhor suas campanhas com o custo por clique (CPC) e o custo por conversão em mente. Você pode definir ajustes de lance para favorecer os dias/horários em que seus anúncios são exibidos.
Dispositivos
É essencial entender como os compradores veem e convertem por meio de seus anúncios. O relatório Dispositivo permite que você veja como seus usuários compram.
Digamos que 70% do seu tráfego venha de dispositivos móveis, 25% de desktops e 5% de tablets. Você pode adicionar um ajuste de lance para favorecer o desempenho de seus anúncios para uso em dispositivos móveis e aproveitar ao máximo seu orçamento.
Localização
A localização geográfica também desempenha um papel importante na maneira como executamos e otimizamos as campanhas de compras. Ao usar um ajuste de lance por local, você pode favorecer os locais onde recebe mais tráfego do site ou onde os impostos/taxas de frete são mais baixos para realmente aproveitar ao máximo seu ROAS. Você pode aumentar seu lance para locais onde o aumento das vendas é mais importante para você.