Como a pandemia COVID-19 impactou as questões da obesidade

Como a pandemia COVID-19 impactou as questões da obesidade

A obesidade  aumenta o risco de doenças graves causadas pelo  COVID-19  e outros problemas de saúde, como  doenças cardíacas ,  diabetes ,  hipertensão  e certos  tipos de câncer.

“Uma das condições mais prevalentes neste país e em todo o mundo é o aumento de peso e a obesidade”, disse o  Dr. Donald Hensrud , diretor do  Programa de Vida Saudável da Clínica Mayo . “Aproximadamente 70% dos americanos estão acima do peso ou têm obesidade. Isso não é fácil de reverter. Existem centenas de coisas que influenciam o que comemos, nossa atividade física e nosso peso.”

A definição de excesso de peso é ter um  índice de massa corporal (IMC)  entre 25 e 29,9. Um IMC de 30 ou mais é classificado como obeso.

“Durante o COVID-19, elevamos os desafios anteriores para controlar o peso a outro nível. Durante a pandemia, as academias de ginástica foram fechadas, nossa atividade pode estar diminuindo ou podemos estar trabalhando em casa e não nos movermos tanto.” diz o Dr. Hensrud. “Além disso, nossa dieta mudou. Podemos estar comendo mais alimentos reconfortantes ou comendo o que acontece em casa, em vez de algo que é mais saudável.”

Dr. Hensrud recomenda tentar obter alguma atividade todos os dias, além de seguir uma dieta saudável. Pode ser tão simples como dar um passeio. Para quem trabalha em casa, o Dr. Hensrud recomenda fazer uma pausa a cada 30 minutos para se mover.

Fazer pequenas alterações pode fazer uma grande diferença. Dr. Hensrud diz que seguir uma dieta saudável, conforme descrito pelas  Diretrizes Dietéticas para Americanos,  pode ajudar as pessoas a controlar seu peso e melhorar sua saúde no processo.

Os elementos principais para um padrão de dieta saudável incluem muitos alimentos ricos em nutrientes que têm pouco açúcares adicionados, gordura saturada e sódio, tais como:

  • Legumes de todos os tipos, inclusive verdes escuros; vermelho e laranja; feijão, ervilha e lentilha; e amiláceo.
  • Frutas, especialmente frutas inteiras.
  • Grãos, pelo menos metade dos quais são grãos inteiros.
  • Laticínios, incluindo leite sem gordura ou com baixo teor de gordura, iogurte e queijo, bem como versões sem lactose e bebidas fortificadas de soja e iogurte, como alternativas.
  • Proteína, incluindo carnes magras, aves e ovos; frutos do mar; feijão, ervilha e lentilha; e nozes, sementes e produtos de soja.
  • Óleos, incluindo óleos vegetais e óleos em alimentos, como frutos do mar e nozes.

Pular dietas da moda

“Nesta época do ano, muitas pessoas estão procurando perder peso e têm resoluções de ano novo. Muitas vezes, as pessoas fazem uma dieta que pode ser insustentável com o tempo. As pessoas podem perder peso se comerem apenas 500 calorias de jujubas, mas isso não é sustentável ou saudável, obviamente. Seguir as orientações dietéticas pode ajudar as pessoas a estabelecer um padrão de alimentação que seja prático, agradável, sustentável e pode ajudá-las a controlar o peso. “

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O estabelecimento de hábitos alimentares saudáveis ​​exige tempo e paciência. “Em termos práticos, não consigo enfatizar o suficiente que comer uma dieta saudável não precisa ser um trabalho enfadonho”, diz o Dr. Hensrud. “Deve ser agradável. Há muita comida boa por aí. Deve ser prático. Não temos que passar horas na cozinha.”