O marketing de conteúdo é um grande negócio. Por meio de postagens de blog, guias, infográficos, vídeos e muito mais, você pode 1. atender às necessidades de seus clientes, não importa onde eles estejam em seu funil de marketing, 2. economizar tempo para seus vendedores respondendo a perguntas e 3. construir confiança com seus público. Eu sei que disse que as pessoas não seguem mais exatamente os estágios tradicionais do funil de vendas, mas ainda precisam de conteúdo para guiá-las em cada parte de suas jornadas. É mais fácil se você dividir o funil de vendas no topo do funil, no meio do funil e no fundo do funil.
Conteúdo do topo do funil
As pessoas no topo do funil não estão exatamente prontas para fazer uma compra. Na verdade, alguns deles podem nunca fazer uma compra da sua empresa. Nesta fase do funil, as pessoas estão procurando algumas informações gerais.
Eles não estão realmente com disposição para um discurso de vendas. Ainda. Concentrar-se em conteúdo educacional é uma ótima maneira de envolver os usuários do topo do funil. Coisas como vídeos tutoriais, posts de blog e infográficos são ótimos para esta fase do funil de vendas. Então, digamos que você administre uma empresa de catering .
Algumas ideias de conteúdo do topo do funil podem ser uma postagem de blog cobrindo as refeições mais comuns em casamentos… ou um vídeo seu fazendo um de seus pratos exclusivos. Seja criativo e torne-o educativo e envolvente.
Conteúdo no meio do funil
No meio do funil, as pessoas sabem o que precisam, mas estão considerando suas opções.
Você ainda pode usar conteúdo educacional, mas os tópicos podem mudar um pouco para ajudar as pessoas a tomar decisões. Um post no blog sobre como escolher uma empresa de catering ou uma calculadora para o custo do catering seria bom nesta fase. Aqui, concentre-se em criar valor para seus clientes em potencial.
Conteúdo do fundo do funil
A parte inferior do funil é onde você dá o impulso final para transformar as pessoas em clientes.
Eles estão prontos para comprar, então o que você pode fazer para que eles ultrapassem essa linha? Depoimentos de clientes satisfeitos são ótimos para mostrar como seu negócio impacta positivamente as pessoas. Até mesmo e-mails com descontos ou ofertas especiais podem ajudar a fechar o negócio.
Aqui, concentre-se em seus pontos de venda exclusivos como empresa e empurre-os para frente. Não se esqueça da retenção de clientes . Se você vende produtos… tutoriais e demonstrações de produtos podem ajudar as pessoas a se sentirem mais confortáveis e familiarizadas com o que compraram.
Se você é uma empresa de catering, escreva sobre o que as pessoas podem fazer com a comida extra. Não pare de se comunicar com as pessoas só porque elas fizeram uma compra. Quando você estiver procurando por ideias de conteúdo, pense em seus clientes atuais e passados. Você provavelmente pode fazer uma lista de perguntas comuns que ouviu ao longo dos anos. Esse é um ótimo lugar para começar. Você pode até perguntar aos clientes quais perguntas eles têm se estiver procurando ideias. Você também pode usar fóruns como Reddit ou Quora para ver sobre o que as pessoas estão falando.