Erro 1: não escolher as fotos certas
No design de sites, as fotos são ferramentas muito poderosas.
O renomado especialista em usabilidade Jakob Nielsen afirma que “ os usuários prestam muita atenção às fotos e outras imagens que contêm informações relevantes, mas ignoram as imagens fofas usadas para ‘animar’ as páginas da Web”. As fotos são úteis apenas se forem as corretas a serem usadas. Em um artigo em seu site, Jakob Nielsen relata um estudo de rastreamento ocular que sua empresa fez que destaca como os usuários pularam uma foto que não ajudava no propósito da página da web, que era descrever as etapas que os alunos em potencial precisam seguir para se inscrever na Escola de Administração de Yale.
Como escolher as fotos certas para seu site ou venda de sua casa?
Então, como você escolhe as fotos certas?
O que torna uma foto utilizável? James Chudley, diretor de UX da cxpartners e autor de um próximo livro intitulado “Usability of Web Photos”, criou uma estrutura para avaliar a utilidade de fotos da web (que ele descreve em uma apresentação feita no FOWA ). A estrutura de Chudley, ainda um trabalho em andamento, consiste em 4 coisas para avaliar.
1. Fundamentos da foto: Refere-se aos traços básicos de uma boa fotografia, como qualidade da imagem, composição, tamanho, exposição, etc. também pode ser um fator em sua utilidade fundamental.
2. Eficácia: Quão bem a foto cria um argumento atraente sob estas 3 características:
- Apelo Racional. É certo para o usuário? A foto mostra os benefícios do produto?
- Apelo emocional. O produto parece bom? Faz o usuário querer o produto?
O usuário se vê usando o produto?
- Reputação/apelo da marca. Combina com a sua marca?
3. Mensagem comunicada: A foto está enviando as informações corretas para o público-alvo?
4. Resposta antecipada do usuário: A foto é capaz de mudar o comportamento, ajudar na tomada de decisão, criar um desejo do seu produto, etc.
Erro 2: usar fotos como elementos decorativos/de preenchimento
Fotos que não servem a um propósito além de serem componentes ornamentais de uma página da web são obstruções. Ao discutir um estudo de rastreamento ocular da página inicial de um provedor de serviços a cabo, Jakob Nielsen e Kara Pernice escreveram que a maioria “as pessoas se esforçavam para evitar as imagens de aparência genérica na página”.
Erro 3: não usar fotos para orientar o usuário
O especialista em usabilidade James Breeze fez um estudo de rastreamento ocular com mais de 100 pessoas. Ele descobriu que as pessoas se fixavam nos olhos da modelo da foto, neste caso, um bebê e para onde os olhos do bebê fossem direcionados.
Quando ele mudou a direção do olhar do bebê para o texto da página da web, mais pessoas se fixaram no texto.