1. Verifique seu orçamento de marketing
Você não pode investir em estratégias de marketing sem saber o que pode pagar.
Se sua empresa determina seu orçamento de marketing , você deve garantir que receba o valor do orçamento o mais rápido possível para começar a planejar. Por outro lado, se sua empresa solicitar uma proposta de orçamento , você poderá solicitar um valor equivalente a 7 a 8% da receita da sua empresa .
Depois de conhecer seu orçamento , você pode passar para o próximo item da lista de verificação do seu gerente de marketing.
2. Verifique seu público-alvo
Em seguida nesta lista de tarefas de marketing, você desejará verificar seu público-alvo . Você precisa saber quem você está segmentando com seu marketing. Segmentar as pessoas erradas afetará negativamente sua estratégia de marketing e a tornará ineficaz.
Para determinar quem está em seu público-alvo, você deve observar quem compra seus produtos ou usa seus serviços.
Quando você tiver essas informações, poderá formar personas de comprador . As personas do comprador são representações fictícias de clientes reais que ajudam você a segmentar as pessoas mais interessadas em seus produtos ou serviços.
Você pode ter várias personas de comprador em seu público. Depois de saber quem você está segmentando, você pode escolher as estratégias de marketing que o ajudarão a alcançar seu público-alvo.
3. Defina suas metas de marketing
O próximo passo em nossa lista de verificação para gerentes de marketing é definir suas metas de marketing . Você precisa saber o que deseja alcançar com seu marketing para escolher estratégias que o ajudem a atingir seus objetivos. Sem falar que definir metas de marketing ajudará a orientar suas estratégias para que você possa atingir suas metas.
As metas SMART são as melhores para suas campanhas porque ajudam você a definir metas que você pode provar que alcançou. Veja só a diferença:
Objetivo simples: ganhar mais tráfego
Meta SMART: Aumentar o tráfego orgânico em 15% até o final do terceiro trimestre
Como você pode ver, o primeiro objetivo é desafiador para saber se você o alcança.
O que constitui “mais” tráfego? Quanto tempo você tem para ganhar “mais” tráfego? Este objetivo não é específico ou mensurável.
Com a meta SMART, porém, você tem um objetivo claro a ser alcançado. Além disso, você sabe o que alcançar e quando alcançá-lo, por isso é mais fácil saber se você atingiu esse objetivo.
Saiba mais sobre como definir metas SMART no vídeo abaixo.
4. Estabeleça sua concorrência
Depois de estabelecer suas metas, o próximo item a ser verificado em sua lista de verificação para gerentes de marketing é estabelecer sua concorrência . Você não é a única empresa que busca alcançar seu público-alvo online. Existem dezenas de outras empresas competindo pela atenção do seu público.
E se você quer sair na frente dessa concorrência , primeiro precisa saber quem são eles. Então, como você encontra sua concorrência? Primeiro, se você tiver um local físico de negócios onde vende bens ou serviços, convém incluir quaisquer empresas em sua área que ofereçam algo semelhante.
Observe a presença online deles e veja quais estratégias eles estão usando para alcançar as pessoas em sua área. Em segundo lugar, pesquise os principais termos relacionados ao seu negócio e veja quem está classificando esses termos. Procure empresas que classificam continuamente nessas pesquisas relacionadas ao seu negócio, elas são seus concorrentes online.
Depois de estabelecer sua concorrência, você deve investigar quais estratégias eles usam para marketing para leads online. Ele pode lhe dar uma ideia de quais métodos você deve usar para alcançar o mesmo público. Você também pode usar uma ferramenta como CompetitorSpyFX para ver como você se compara a esses concorrentes.
O CompetitorSpyFX permite que você veja quais palavras-chave sua concorrência classifica e compare a quantidade de conteúdo que você está criando em comparação com a concorrência. Essa ferramenta também permite fazer projeções com métricas para descobrir o que você precisa fazer para superar as métricas da concorrência.