Prós
1. Podcasting tem menos concorrência do que o YouTube Embora possa parecer que todo mundo que é alguém tem um podcast, o número de podcasts existentes atualmente empalidece em comparação com o volume de vídeos no YouTube. As estatísticas mostram que, em 2021 , existem mais de 2.000.000 de podcasts. Resumindo, mais de 48 milhões de episódios de podcast foram produzidos. Em comparação, existem mais de 37 milhões de canais do YouTube que produzem mais de 500 horas de conteúdo por minuto. São 720.000 horas de conteúdo em um dia e mais de 260 milhões de horas de conteúdo em um ano. O número de 48 milhões de episódios de podcast pode parecer muito, mas deixa muito espaço para crescimento quando comparado aos números do site profissional YouTube.
2. O equipamento de podcasting é acessível e mínimo Muitos vídeos usam elementos visuais e de áudio para transmitir suas mensagens. Você elimina o elemento visual com podcasts e, com isso, a necessidade de equipamentos de vídeo. Para podcasting, você só precisa de um bom microfone, um computador para edição de áudio e um software para editar. Você também tem muitas opções quando se trata de hospedar seu podcast. Supondo que você já tenha um computador, seu microfone provavelmente será seu maior investimento.
Você pode esperar pagar de R$ 50 a R$ 200 por um microfone, mas há muitos modelos para escolher .
3. Você tem acesso a muitas plataformas de streaming diferentes O próprio YouTube é uma plataforma de hospedagem de vídeo, mas com podcasts, você tem a opção de distribuir seu conteúdo em vários aplicativos de streaming diferentes. Apenas algumas das plataformas de podcast populares são Apple Podcasts, Spotify, Google Podcasts , TuneIn e Stitcher . Ao distribuir seu podcast em todos (ou na maioria) desses diretórios de podcast, você garante que sua empresa esteja na frente do maior número possível de pessoas, onde quer que eles ouçam podcasts.
Contras
1. Os ouvintes de podcast podem não ouvir ativamente seu conteúdo O formato somente de áudio dos podcasts permite que as pessoas ouçam de praticamente qualquer lugar. De fato, 25% dos ouvintes de podcast reproduzem podcasts enquanto dirigem quase todos os dias. Mas, esse tipo de escuta pode levar os ouvintes a perder partes da sua mensagem. Com o YouTube, a atenção do espectador se concentra mais no conteúdo do vídeo, porque não é tão fácil de entender se estiver sendo reproduzido em segundo plano.
2. Nem todas as plataformas de hospedagem de podcast são gratuitas Algumas plataformas de hospedagem de podcast vêm com uma taxa e outras têm um limite para o que você pode fazer em um plano gratuito. Enquanto uma plataforma como a Anchor se orgulha de ser gratuita para sempre, outros sites de hospedagem como Buzzsprout , Captivate e Libsyn têm (na maioria das vezes) opções pagas.
Sua plataforma de hospedagem de podcast é certamente importante, mas talvez você precise investir um pouco mais do que o esperado para atender às suas necessidades à medida que cresce. 3. Os podcasts podem não atingir um público tão grande quanto os vídeos do YouTube Se você pretende que o maior número possível de pessoas se familiarize com o seu negócio, talvez não atinja esse objetivo com um podcast. O SEO do YouTube oferece muitas oportunidades de alcançar novas pessoas. Com um vídeo do YouTube devidamente otimizado, você pode potencialmente ver centenas de visualizações na primeira semana do seu vídeo, talvez ainda mais se o seu vídeo se tornar viral. De acordo com o The Podcast Host , obter mais de 26 downloads na primeira semana do seu episódio coloca você no top 50% dos podcasts. Olhando pelo lado positivo, se apenas 10 pessoas sintonizarem seu podcast de uma hora, esses são 10 seguidores interessados que você pode transformar em clientes por meio do marketing de conteúdo . Dez clientes fiéis agregam mais valor ao seu negócio do que 1.000 espectadores meio interessados.